Seminários para elaboração do PDI 2023-2027 abordam ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e internacionalização

A série de seminários temáticos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da Universidade Federal do Ceará prosseguiu nesta semana no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, sob coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD).

Os participantes se dividiram em grupos para conversas e sugestões sobre os programas (Foto: Viktor Braga/UFC informa)

Na terça-feira (30) foi realizado o quinto seminário tendo como tema Ensino, englobando o de graduação e o de pós-graduação. O sexto seminário, ocorrido nesta quinta-feira (1º), enfocou temáticas acerca da Pesquisa e Internacionalização.

O PDI é considerado o documento mais importante da Instituição por se constituir no plano estratégico para orientar a Universidade a atingir seus objetivos num período de cinco anos. Os seminários temáticos são a segunda das três etapas do projeto de elaboração do PDI, fase em que a comunidade universitária tem a oportunidade de propor ações estratégicas a serem incluídas no Plano.

Como ocorre desde o primeiro encontro, a abertura dos seminários se realiza sempre no auditório do Condomínio. Na ocasião, são apresentadas informações sobre o processo de desenvolvimento do PDI, a metodologia do seminário com os programas e as respectivas questões norteadoras, a serem debatidos em grupos no momento seguinte do encontro, em salas do mesmo prédio.

ENSINO – Para o quinto encontro, a PROPLAD contou com a parceria da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Após a apresentação inicial por parte de gestores da PROPLAD, PROGRAD e PRPPG, os participantes se dividiram em três salas onde puderam dialogar sobre programas com questões norteadoras e apresentar propostas de ações relativas ao ensino a serem incluídas no PDI. Os participantes se dividiram em grupos para conversas e sugestões sobre os seguintes programas:

Programa 1 – Fluxo Acadêmico Discente teve como questão norteadora a de como “melhorar os processos de acompanhamento do fluxo acadêmico dos discentes, a fim de que consigam permanência e terminalidade com êxito e no tempo certo”. Os participantes discutiram tópicos acerca de ações inovadoras para promover a permanência do aluno no seu curso de graduação e o acompanhamento do fluxo acadêmico desses estudantes para que concluam o curso de preferência no tempo previsto.

Programa 2 – Propostas Formativas Flexíveis e Arranjos Curriculares Modernos versou sobre como “fomentar propostas formativas flexíveis e arranjos curriculares modernos para garantir uma sólida formação técnica e ética e a superação dos desafios da qualificação profissional”. Os tópicos colocados em debate foram flexibilização na formação, currículos modernos e qualidade do exercício funcional relacionada à formação.

Programa 3 – Avaliação dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação teve como questão “planejar e acompanhar as avaliações dos cursos de graduação e de pós-graduação buscando melhorias nos indicadores de qualidade”. Os participantes puderam apresentar ideias para aperfeiçoar as avaliações.

PESQUISA – O seminário temático sobre Pesquisa teve a parceria da PROPLAD, PRPPG e Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER). Abrangeu discussões e apresentação de propostas como nos encontros anteriores. Em duas salas, os participantes conversaram sobre os seguintes programas:

Programa 1 – Aprimoramento da Pesquisa na UFC propôs aos participantes não só reflexões sobre melhoria da qualidade das pesquisas da Instituição como o impacto delas na sociedade e questões ligadas também à infraestrutura para permitir avanços. Os participantes tiveram perguntas norteadoras sobre ações que podem estimular a melhoria do perfil dos bolsistas de produtividade da UFC e ampliar e diversificar a captação de recursos financeiros das agências de fomento federais, estaduais e municipais.

Programa 2 – Internacionalização teve como questão norteadora “Que ações podem intensificar e diversificar a natureza, duração, destinação e impacto das ações de mobilidade acadêmica internacional?”.

Conforme a metodologia estabelecida, ao final das discussões de cada seminário temático os mediadores de cada grupo recebem dos participantes as sugestões de ações e têm um prazo de uma semana para sistematizar e entregar propostas à Coordenação do PDI. Após a Coordenação consolidar todas as propostas, será elaborado o documento final a ser levado para apreciação e votação do Conselho Universitário.

SAIBA MAIS – O processo para a formulação do PDI 2023-2027 da UFC teve início em março e deverá terminar em dezembro. Os seminários temáticos ocorrem até 16 de setembro. Os próximos seminários têm os seguintes temas:

05/09 – Extensão

08/09 – Gestão

12/09 – Pessoas (Estudantes)

14/09 – Gestão Ambiental

16/09 – Infraestrutura.

Outras informações estão disponíveis na seção Como Participar.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br