Área do cabeçalho

Início

Pensar o futuro para transformar o presente e repensar o presente para transformar o futuro!

Sobre o PDI

Para a Universidade Federal do Ceará, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI é o documento mais importante da instituição, pois é o plano estratégico que deve direcionar todas as ações institucionais para o atingimento dos seus objetivos e da Visão de Futuro que se pretende alcançar.

O PDI é uma exigência legal para as Instituições de Ensino Superior – IES e nele são registradas a cadeia de valor da instituição, o referencial estratégico, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional, as atividades acadêmicas que desenvolve e as que pretende desenvolver e as estratégias para o alcance dos objetivos, metas e da sua visão de futuro.

A cada quinquênio, vigência do PDI, inicia-se um novo ciclo de Planejamento Estratégico na UFC, momento oportuno de reflexão e de análise de todos os avanços e conquistas realizadas, bem como dos desafios para continuar promovendo excelência em benefício da sociedade.

Primeira fase do processo de Planejamento Estratégico da UFC, processo este que resulta na atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da UFC para o quinquênio 2023-2027. A fase de preparação é composta pelas seguintes etapas: Análise Documental, incluindo a legislação vigente e as políticas e diretrizes nacionais; Definição de metodologia e cronograma; e Atualização e validação do Referencial Estratégico (Missão, Cadeia de Valor, Princípios Norteadores e Visão de Futuro). Esta última etapa considera o resultado da análise documental (resultados do PDI vigente e análise de documentações internas, como o regimento e o estatuto da instituição) e faz um Diagnóstico Situacional (Análise Ambiental) com utilização das seguintes ferramentas estratégicas: Matriz SWOT e Análise PESTEL. Esta fase conta com várias reuniões preparatórias, com a participação dos gestores das unidades administrativas e acadêmicas (Diretores e Interlocutores de Planejamento) da UFC, e acontece entre os meses de março e maio/2022.

Fase destinada para escuta pública da comunidade acadêmica, a fim de levantar propostas de estratégias a serem seguidas nos próximos cinco anos para o atingimento da Visão de Futuro da UFC. Essa fase inicia com a revisão dos objetivos do Mapa Estratégico, seguindo metodologia do Balanced Scorecard, e com a definição de programas (incluindo seus indicadores e metas), pelos responsáveis dos objetivos do Mapa Estratégico. Em seguida, toda a comunidade acadêmica é convidada para discutir os programas (temáticas que trazem questões essenciais para o atingimento dos objetivos estratégicos), distribuídos nos 11 (onze) Seminários Temáticos, os quais acontecem nos meses de agosto e setembro/2022.

Momento de consolidação dos estudos, propostas e resultados do processo de Planejamento Estratégico da UFC. Após consolidação das informações, é realizada a escrita final do PDI 2023-2027 da UFC, a diagramação, a aprovação pelas instâncias superiores e a publicação do documento completo, de modo a dar início a um novo quinquênio de avanços e transformações para a Universidade.