Estudantes, Gestão Ambiental e Infraestrutura são temáticas dos últimos seminários realizados para elaboração do PDI 2023-2027

As últimas edições dos seminários temáticos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 versaram sobre Pessoas – Estudantes, Gestão Ambiental e Infraestrutura. No dia 20, o tema Gestão encerrará os trabalhos, concentrados no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

No dia 12 de setembro, estiveram presentes estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para discutir os três programas do tema Pessoas – Estudantes. Em debate, no programa 1, foram pensadas ações no âmbito da assistência estudantil para aperfeiçoar a permanência dos discentes assistidos e o desempenho acadêmico, visando a inclusão e o acompanhamento de estudantes com deficiência e com vulnerabilidade socioeconômica e bem como os atletas.

As ações para melhoria da qualidade de vida do estudante, seja no ensino ou nas Residências Universitárias, foram definidas no programa 2. No programa 3, as perguntas norteadoras demandavam propostas inovadoras e sustentáveis para o aperfeiçoamento da gestão dos benefícios e serviços da PRAE e da UFC Inclui, entre soluções tecnológicas, instrumentos que podem ser criados para avaliação das ações, estratégias e ferramentas de comunicação e mídia.

GESTÃO AMBIENTAL – A novidade do PDI desta edição foi o destaque para a temática da Gestão Ambiental, em consonância com as discussões sobre meio ambiente em outras universidades e no mundo. No seminário com a temática, realizado no dia 14 de setembro, os participantes puderam propor ações para o desafio de garantir um desenvolvimento sustentável para os próximos cinco anos na UFC. No programa Sustentabilidade Ambiental, os participantes discutiram três temáticas e propuseram ações estratégicas para: gestão de resíduos sólidos, utilização de energias renováveis e da proteção da biodiversidade de cada campus.

INFRAESTRUTURA – Auditório lotado e intensa participação dos servidores marcaram o seminário temático de Infraestrutura, que foi realizado em parceria com a equipe da UFC Infra, STI e Biblioteca, responsáveis por propor perguntas norteadoras para a comunidade pensar em ações estratégicas e soluções. Os programas apresentados para discussão foram: Recursos Informacionais, Infraestruturas Predial e Urbanística, Governança de TI, Sistemas de Informação, Infraestrutura de TI e Segurança da Informação.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br