Área do cabeçalho

PDI é apresentado a membros da administração superior; documento passará por revisão até o fim de 2023

Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira (11), no auditório do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 foi apresentado aos novos integrantes da administração superior da UFC. Principal documento de gestão da Universidade, o PDI passará por um processo de revisão, que deverá ser concluído em dezembro deste ano.

A apresentação foi feita pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), que coordena a elaboração e a revisão do PDI por meio da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE).

Imagem: As servidoras Roberta Queirós (em pé) e Kamila Motta, ambas da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, da PROPLAD, conduzindo uma apresetação, no fundo há uma tela com o roteiro do PDI (Foto: Ribamar Neto/UFC)
As servidoras Roberta Queirós e Kamila Motta, ambas da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica,
da PROPLAD, apresentaram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Ao falar sobre a importância da revisão do plano, o reitor Custódio Almeida lembrou que foram feitas algumas mudanças importantes desde que a atual gestão iniciou seu trabalho à frente da Universidade e frisou que essas alterações precisam estar em consonância com o PDI. Além disso, acrescentou o reitor, essa adequação também é observada pelos órgãos de controle, responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e criar mecanismos de aperfeiçoamento de gestão.

“Acredito que essa revisão não é a única, mas é a principal revisão, porque está acontecendo quando estamos iniciando a nossa gestão”, disse o reitor, que pediu o empenho de todos os servidores envolvidos para que o processo seja concluído dentro do prazo previsto.

OBJETIVOS – Em sua explanação, a coordenadora da CPGE, Roberta Queirós, abordou a construção, o monitoramento e a revisão do plano. Segundo ela, a revisão do PDI se fundamenta em quatro objetivos principais: o atendimento à legislação pertinente ao tema; a melhoria contínua por meio de análise e diagnóstico das ações desenvolvidas ao longo de 2023; o alinhamento às necessidades da nova gestão da UFC; o alinhamento às diretrizes governamentais vigentes. Em outro momento da apresentação, a servidora Kamila Motta mostrou como funciona a plataforma Nosso PDI, dedicada ao acompanhamento das ações do Plano.

METODOLOGIA – Além da reunião com os gestores responsáveis pelos vários programas contidos no PDI, a metodologia de análise do documento prevê também a revisão das ações estratégicas, a indicação de ações prioritárias e a vinculação das ações aos princípios norteadores. Em seguida, haverá ainda a revisão de indicadores e metas. Todas as propostas de ajustes devem ser devidamente justificadas.

CRONOGRAMA – De acordo com a CPGE, o processo de revisão do PDI deverá seguir o seguinte cronograma:

Até 25 de outubro: início do processo de revisão por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

Até 3 de novembro: revisão das ações estratégicas (inclusão/exclusão de ações; definição de ações prioritárias para 2024; alinhamento das ações aos princípios norteadores do plano);

Até 16 de novembro: consolidação e aprovação pelo reitor;

Até 1º de dezembro: revisão e diagramação do documento;

Até 14 de dezembro: aprovação pelo Comitê de Governança (CGOV);

Até 15 de dezembro: aprovação pelo Conselho Universitário (CONSUNI).

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br