Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC, referente ao quinquênio 2023-2027, é aprovado no CONSUNI

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (14), o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que valerá de 2023 a 2027. Trata-se do principal documento de planejamento estratégico da UFC, contendo uma série de objetivos, ações e indicadores para acompanhamento e avaliação. O colegiado aprovou também o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT).

Além de aspectos como missão, princípios e visão de futuro, o PDI aprovado inclui informações sobre o perfil institucional e o projeto pedagógico da Universidade. Os 12 objetivos estratégicos –nos quais estão inseridos programas e ações – estão divididos em três eixos: Resultados para a Sociedade, Processos Internos e Pessoas.

Imagem: banner com a marca do PDI-UFC com o texto "plano de desenvolvimento institucional 2023-2027"
O PDI é o principal documento de planejamento estratégico da UFC (Imagem: Divulgação/UFC Informa)

O documento trata de temas como formação de estudantes, extensão universitária, pesquisa, cultura, infraestrutura, gestão de pessoas, sustentabilidade ambiental, governança, comunicação, valorização da vida, entre vários outros.

O trabalho até a aprovação do PDI pelo CONSUNI foi desenvolvido ao longo de todo o ano, passando pelas fases de preparação, elaboração e consolidação do plano.

O processo foi coordenado pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e contou com ampla participação da comunidade universitária. Na etapa de elaboração foram realizados 11 seminários temáticos, que totalizaram 55 horas de discussões acerca dos rumos da Universidade nos próximos cinco anos.

PLANEJAMENTO SÓLIDO – “Gostaria de agradecer à equipe da PROPLAD e parabenizar toda a comunidade universitária. O PDI é um documento muito importante para sustentar o trabalho feito na Universidade. Ele nos dá a possibilidade de realizar um planejamento mais sólido e de atuarmos de forma coletiva, com união em torno dos interesses da Universidade”, disse o reitor Cândido Albuquerque. O gestor salientou o fato de que o PDI 2018-2022 – cuja vigência se encerra neste mês de dezembro – foi fundamental para que a UFC enfrentasse a pandemia de covid-19 da forma mais adequada possível.

O titular da PROPLAD e coordenador institucional do PDI 2023-2027, Prof. Almir Bittencourt, disse que o plano constitui algo “da maior relevância para a UFC”, uma vez que contém os “anseios e expectativas de toda a comunidade acadêmica para os próximos anos”. Segundo o pró-reitor, o novo PDI substituirá o atual sem fazer rupturas, mas levando em consideração as atualizações necessárias de acordo com a dinâmica dos cenários interno e externo.

Bittencourt lembrou ainda que o PDI e a cultura de planejamento que vem sendo fortalecida na Instituição são essenciais para os avanços vistos na UFC ao longo dos últimos anos, como a criação da Secretaria de Governança, a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a instalação de usinas de energia solar, a disponibilização de informações por meio dos Painéis Estratégicos, entre outros.

AUDITORIA INTERNA – O CONSUNI também aprovou o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT). Feito em consonância com o PDI, o PAINT tem a finalidade de definir macroprocessos que serão objeto de ações de auditoria. O objetivo é verificar se esses processos estão funcionando de acordo com os padrões necessários e se estão contribuindo para o alcance dos objetivos institucionais. Esse trabalho ficará a cargo principalmente da Coordenadoria-Geral de Auditoria da UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br