Área do cabeçalho

Seminários para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 da UFC têm foco nas Pessoas, Cultura e Memória

Servidores da UFC estiverem reunidos na segunda semana de seminários para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027, realizados na segunda-feira (22) e na quarta-feira (24), no prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Foram discutidos os programas estratégicos que envolvem as temáticas de Gestão de Pessoas, Inclusão, Cultura e Memória na Universidade, com espaço para os participantes sugerirem ações.

O quarto seminário com a temática Cultura e Memória foi realizado no dia 24 de agosto (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Os seminários para elaboração do PDI são iniciados, no auditório, em um primeiro momento em que os participantes conhecem a metodologia e o cronograma de construção do PDI, apresentados pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAD), em suas três etapas: preparação, elaboração e consolidação. Em seguida, os gestores apresentam os programas que serão discutidos nos grupos durante a manhã.

PESSOAS – No terceiro seminário, ocorrido na segunda-feira (22), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a UFC Inclui falaram sobre os objetivos estratégicos e a seguir foi apresentada a esquete do grupo de teatro amador QVT e Arte, formado por servidores e estudantes da UFC, iniciativa da Divisão de Cultura e Arte (DICART). Os participantes foram então encaminhados para as salas com os três programas que integraram o seminário para elaboração do PDI na temática Pessoas (Servidores): Boas Práticas de Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de Pessoas; Qualidade de Vida no Trabalho e Inclusão.

No programa Boas práticas de Gestão de Pessoas, a pergunta norteadora tratou sobre as estratégias que promovem, ampliam e fortalecem as boas práticas garantindo a excelência da gestão de pessoas na UFC. Entre os tópicos discutidos nos grupos, destacaram-se: Teletrabalho e Atendimento, e Política de Gestão de Pessoas, Reconhecimento, Avaliação de Desempenho e Dimensionamento de Pessoal.

As ações para promover, ampliar e fortalecer as políticas de desenvolvimento de pessoas e sucessão de líderes na UFC foram discutidas no programa de Desenvolvimento de Pessoas. “A Qualidade de Vida no Trabalho e Inclusão” foi o tema do terceiro programa, que buscou pensar ações estratégicas para promoção de um ambiente de trabalho saudável, seguro, inclusivo e com respeito à diversidade.

CULTURA E MEMÓRIA – O quarto seminário com a temática Cultura e Memória foi realizado no dia 24 de agosto. Os programas apresentados para discussão versaram sobre: Expansão, Difusão e Inclusão na Área Cultural; Fomento, Gestão e Produção Cultural; Preservação da Memória Institucional. A apresentação no auditório contou com depoimentos, em vídeo, de servidores e alunos bolsistas que integram projetos culturais desenvolvidos na Universidade em seus vários campi.

Entre as ações propostas para os programas, destacaram-se sugestões para promover a expansão e valorização dos equipamentos culturais da Instituição, dos programas, ações e projetos culturais, e a difusão dos acervos institucionais.

Todas as ações propostas pelos participantes nos seminários do PDI, que estiveram reunidos em grupos no período da tarde, serão então consolidadas e enviadas para a PROPLAD.

Saiba mais na seção Como Participar.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br