UFC dá início ao ciclo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

A Universidade Federal do Ceará deu início, nessa terça-feira (16), aos seminários temáticos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2023-2027, no prédio do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Foto de auditório com pessoas sentadas em poltronas, de costas, ao fundo uma tela de apresentação e duas pessoas em pé falando ao microfone.
Ao todo, serão 11 seminários temáticos a compor o ciclo de elaboração do PDI (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Durante essa fase de elaboração, o objetivo é levantar, de forma colaborativa, sugestões, apontamentos e propostas para a formação do Plano, com participação dos membros da comunidade acadêmica, entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.

O primeiro seminário teve como foco o segmento de Inovação, contando com três programas: Inovação Tecnológica, Empreendedorismo Inovador e Inovação Institucional, cada um com diferentes perguntas norteadoras visando à ampliação da inovação da UFC e do impacto das ações de empreendedorismo para a Instituição e para a sociedade.

Após as apresentações iniciais, os presentes no seminário puderam se dividir em grupos, cada um responsável por uma das perguntas dos diferentes programas. Feitos os diálogos, os participantes se alternaram entre as equipes, para contribuir com outros programas.

Na mesma linha, a programação do segundo encontro contou com membros das equipes da Ouvidoria, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) e da Secretaria de Governança (SecGov) da Universidade. Os participantes discutiram e propuseram ações para as seguintes áreas: Ambiente de Governança, Gestão de Riscos, Comunicação Institucional e Transparência Ativa.

PRÓXIMOS ENCONTROS – Ao todo, serão 11 seminários temáticos a compor o ciclo de elaboração do PDI, todos eles com temas pensados para o atingimento dos objetivos estratégicos da UFC no horizonte dos próximos cinco anos. Os próximos encontros serão realizados nas seguintes datas:

22/08 – Pessoas (Servidores)

24/08 – Cultura e Memória

30/08 – Ensino

1º/09 – Pesquisa

05/09 – Extensão

08/09 – Gestão

12/09 – Pessoas (Estudantes)

14/09 – Gestão Ambiental

16/09 – Infraestrutura.

Na seção Como Participar, é possível acessar documentos com perguntas que nortearão a discussão durante os seminários temáticos. A intenção é que a comunidade seja guiada a responder aos principais desafios acerca do tema, facilitando o alcance dos objetivos em cada encontro.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC – e-mail: proplad@proplad.ufc.br